ORLA DA LAGUNA MUNDAÚ

+ info

a partir da intenção do Governo do Estado de Alagoas da implantação de um novo sistema viário estrutural de integração do setor oeste da Laguna Mundaú com a capital, Maceió, desenvolveu-se este trabalho – DIRETRIZES PARA O MASTER PLAN DA ORLA DA LAGUNA MUNDAÚ.

o estudo é composto de um amplo diagnóstico seguido das diretrizes gerais para o Master Plan da Orla da Laguna Mundaú, e discute os temas relevantes para o desenvolvimento sustentável desta área da região metropolitana de Maceió, tão próxima à capital, e que hoje se apresenta ainda rural, com belezas e recursos naturais bastante preservados.

a área de estudo, a região Oeste da Laguna Mundaú, pertence à Região Metropolitana de Maceió e compreende os municípios de Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Satuba. Ela faz parte do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú – Manguaba (CELMM), um dos mais importantes ecossistemas do litoral alagoano. Entre as particularidades da área estão a ocupação predominantemente rural e a presença pequenos povoados com patrimônio histórico e arquitetônico. Há também fragmentos relevantes de vegetação ainda preservados, como a Mata Ciliar do Rio dos Remédios.

dadas as características singulares da região, uma das únicas no entorno de Maceió ainda pouco explorada, faz-se necessário um planejamento que contemple a conservação e a preservação de seus recursos socioambientais garantindo o desenvolvimento sustentável de suas potencialidades – possibilidade de exploração de diferentes atrativos turísticos, além de novas áreas para ocupação disciplinada, muito próximas à Maceió, tendo a laguna – Orla lagunar como referência.

ficha técnica

produto e desenvolvido conforme Contrato de Prestação de Serviços firmado em entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e Maria do Carmo Bicudo Barbosa.

GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS

BID – BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO
Aderbal José Curvelo [Coordenação Executiva]

consultora
Maria do Carmo Bicudo Barbosa

equipe
AmbGis Consultoria

bvy arquitetos
cláudia kim kim, leonardo pai, thiago mendes

projeto
2016